Os videogames durante anos se tornaram um hobby clássico para muitas pessoas, mas nos últimos anos eles foram um pouco além, pois alguns videogames fazem parte de uma indústria profissional que funciona de maneira muito semelhante às competições esportivas. Assim foi como nasceu o eSport, mas com certeza você já ouviu falar sobre o gaming, ambos são termos que não significam a mesma coisa. É por isso que desta vez nos concentraremos em eSport vs gaming, onde explicaremos o que são e qual é a diferença.
O que é eSports?
O nome eSports vem da união “e” que representa a palavra “electronic” (eletrônico) e “sports”, que significa “esporte”. Portanto, o eSport pode ser definido como um esporte eletrônico.
Os eSports são organizados em ligas e suas competições são estruturadas de forma semelhante a torneios esportivos como futebol ou tênis. Dependendo do jogo, pode ser desenvolvido individualmente ou em equipes, mas em linhas gerais, os participantes treinam diariamente para estar preparados na hora de competir em eventos para ganhar títulos e prêmios, muitos deles em dinheiro, esses prêmios são concedidos pelos desenvolvedores dos jogos ou patrocinadores.
Os eSports ganharam tal aceitação que muitos jogadores (também conhecidos como gamers) se dedicam exclusivamente a isso e, por isso, recebem um salário, como qualquer atleta famoso. De fato, os gamers profissionais contam com treinadores, preparadores físicos, psicólogos e especialistas em diversas áreas para melhorar seu desempenho.
Foi assim como esse tipo de esporte eletrônico desenvolveu certa logística, a ponto de conseguir captar a atenção de muitas pessoas interessadas em jogar profissionalmente; bem como a atenção de muitos espectadores, já que de fato existem inúmeras plataformas digitais encarregadas de transmitir esse tipo de torneios e notícias sobre a área, como por exemplo uma das mais populares é o Twitch.
O que é gaming?
O gaming pode ser definido como a execução de videogames ou jogos eletrônicos, seja por meio de um PC ou de um console como x-box ou PS; também um gaming pode jogar através de um celular ou tablet, em poucas palavras, refere-se a alguém que executa jogos digitais. No entanto, o gaming se traduz como “jogo de azar”, referindo-se aos primeiros videogames que eram basicamente baseados no azar.
Mas hoje existe uma diferença entre um gaming e um gamer, sendo o primeiro aquele que engloba aquelas pessoas que simplesmente passam o tempo jogando videogame; Pode ser qualquer fã que está simplesmente distraído com o videogame de moda, conhece pouco sobre detalhes técnicos e suas habilidades não são relevantes.
Por outro lado, um gamer é um jogador com mais experiência e conhecimento em videogames, alguém que não apenas possui boas habilidades ao jogar, mas também conhece termos técnicos importantes, como por exemplo para que serve uma placa de vídeo, quais são os drivers, como instalá-los, como reconhecer um bom HDR e muito mais.
Além disso, um gamer se interessa por videogames complexos, deixando de lado os jogos casuais, pois se concentra principalmente em jogos de estratégia, que se caracterizam por serem difíceis de dominar, representando um verdadeiro desafio. Em geral, os gamers podem passar várias horas praticando um jogo, bem como pesquisando e aprendendo sobre questões que permitem um melhor desempenho do jogo e melhor desempenho do equipamento que está sendo utilizado a nível informático.
Devido a todas essas características, um gamer pode ser considerado um tipo de “geek”, então ser um “gamer” também pode significar que se é fã de videogames. E, de fato, alguns deles podem sofrer seriamente de dependência cibernética, o que representaria um risco à saúde.
Em alguns casos, os gamers podem se destacar profissionalmente participando de torneios de eSports e chamando a atenção de patrocinadores que oferecerão um salário em troca se decidirem se dedicar profissionalmente ao mundo dos videogames.
eSports vs gaming: suas diferenças
Os eSports são competições estruturadas com profissionalismo, enquanto o gaming refere-se a jogar para fins recreativos, de fato traduz-se como um jogo de azar. No entanto, alguém que começa como um gaming pode se tornar um jogador profissional, que pode ser definido como uma pessoa que participa ativamente de torneios organizados por eSports e claramente ganha dinheiro por isso. Embora todos esses termos relativamente novos sejam confusos, um eSport é a organização de um torneio digital, um gaming é alguém que joga qualquer videogame, um gamer é alguém que realmente se dedica a jogos digitais de estratégia, aqueles jogos que podem fazer parte de um eSport; e um influenciador é alguém que tem muitos seguidores em uma plataforma ou rede social. Portanto, embora um gamer possa se tornar um influenciador, nem sempre um influenciador é um verdadeiro gamer.